quarta-feira, 22 de abril de 2009

Espanhol na Casa Branca

Na segunda (20/04), o Secretário de Imprensa, Robert Gibbs, falou pela primeira vez em espanhol nos tradicionais briefings presidenciais. Na verdade, um tradutor falou em seguida ao seu pronuncimento, mas já é um grande passo! E é um tradutor hispânico (pelo sotaque). 

Já o conteúdo é notícia esquentada: menos restrições para enviar dinheiro e viajar para Cuba. Diferentemente do Brasil, não há uma língua oficial nos EUA. Vale conferir: http://tinyurl.com/d683sb

4 comentários:

Rafael Baleroni disse...

Em coisa de três gerações o espanhol vai ser a língua oficial dos EUA junto com o inglês. Aguardem e confiram.

Arthur Rodrigues disse...

O problema é nos meios acadêmicos e mesmo entre os hispanos ricos, no geral, fala-se inglês. Não há McDonalds que não se fale espanhol, mas é difícil achar qualquer aulinha (ainda mais na Facul de Direito) em espanhol.

Rafael Baleroni disse...

Mas é interessante que a maior parte dos avisos em lugares públicos são escritos em espanhol e inglês -- mesmo em cidades sem uma presença latina tão maciça, como aqui em Chicago.

Mudanças sociais são lentas e demoram gerações para se concretizar. Não se pode pensar nelas em questão de anos, mas em questão de gerações.

Érica Martins disse...

Um precedente que deu o que falar foi uma cidadezinha, localizada no Texas na fronteira com o Mexico, chamada "El Cenizo", que declarou o espanhol como língua oficial. O prefeito, um imigrante ilegal (hoje cidadão americano legalizado) defende que os assuntos públicos devem ser conduzidos em espanhol para que a maior parte da população entenda.

Segue reportagem da CNN sobre o assunto.

http://www.youtube.com/watch?v=r5aUvTUuBOo